As 7 obras de arte mais famosas do mundo e onde elas estão hoje

Já parou para pensar onde estão as obras de artes mais famosas do mundo hoje, como a célebre Mona Lisa, de Leonardo da Vinci; o ilustre O Grito, de Edvard Munch; e a prestigiada A Noite Estrelada, de Van Gogh?

Aqui, reunimos 7 das obras mais famosas do mundo e onde elas se encontram atualmente. Continue a leitura para descobrir!

Mona Lisa, de Leonardo da Vinci


Indiscutivelmente a pintura mais famosa que já foi criada no mundo ocidental, a Mona Lisa (ou “La Gioconda”) foi pintada por Leonardo da Vinci entre 1503 e 1506. 

Acredita-se que seja um retrato de Lisa Gherardini, uma nobre italiana da época. A pintura é famosa por sua sutileza, pelo sorriso restrito, porém sedutor, e toda a composição da obra.

A pintura está atualmente em exibição no Museu do Louvre, em Paris. E foi, inclusive, alvo de um ataque de vandalismo recentemente. 


A Última Ceia, de Leonardo da Vinci


Também obra do grande Leonardo da Vinci, A Última Ceia foi encomendada como parte de um plano de reformas na Igreja de Santa Maria delle Grazie e representa o episódio bíblico de Jesus com os Apóstolos antes de ser preso e crucificado. 

É um dos bens culturais mais conhecidos e estimados do mundo.

A obra continua na Igreja de Santa Maria delle Grazie em Milão, Itália, até os dias atuais. 


A Noite Estrelada, de Van Gogh


A Noite Estrelada é considerada uma das mais famosas pinturas de Van Gogh e uma das mais icônicas da arte ocidental. A pintura foi feita em 1889 e retrata a vista da cidade de Saint-Rémy-de-Provence. 

A obra foi concluída após o famoso colapso mental e pior episódio depressivo de Van Gogh em 1888, no qual o artista removeu a própria orelha.

A tela faz parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque desde 1941. 


O Grito, de Edvard Munch

O Grito é considerado uma das obras mais importantes do movimento expressionista. Foi pintada em 1893, pelo norueguês Edvard Munch, e mostra uma pessoa assustada gritando. 

Já foi alvo de vários roubos, sendo a última vez em 2004. A obra ficou desaparecida por dois anos até ser finalmente recuperada.  

A pintura está localizada na Galeria Nacional em Oslo, Noruega.

O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli

O Nascimento de Vênus é um famoso quadro pintado por Sandro Botticelli em meados de 1480, encomendada por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici para a Villa Medicea di Castello.

A pintura representa a deusa Vênus, versão romana de Afrodite, deusa do amor e da beleza, emergindo do mar conforme descrito na mitologia.

A obra está exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália.

A Fonte, de Marcel Duchamp

Uma das mais controversas obras de arte do mundo, A Fonte é um urinol de porcelana branco que representou fortemente o Movimento Dadaísta na França. Criada em 1917, foi uma das mais notórias obras do artista Marcel Duchamp.

Em 2006, no Centro Pompidou, em Paris, sofreu um ataque de vandalismo por um francês de 77 anos que a atacou com um martelo. A obra sofreu apenas escoriações leves.

Atualmente, encontra-se no Museu Nacional de Arte Moderna, Paris, França.

 

Abaporu, de Tarsila do Amaral

Uma das principais obras do período antropofágico do movimento modernista no Brasil, o Abaporu é a tela brasileira mais valorizada no mercado mundial das artes, com valor estimado de US$ 40 milhões. 

Atualmente, a obra encontra-se exposta no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires (MALBA). Incrível, não é mesmo? Acompanhe a Galeria Ampliart para mais conteúdos como esse! 



Ampliart - Amplidão da Mente em Arte! 

www.ampliart.com

contato.ampliart@soitic.com