Afinal, o que é arte moderna?

É comum todos nós termos alguma noção de que a arte moderna está relacionada às mudanças sociais e culturais durante o século XX, mas o que é realmente arte moderna e como ela influencia o mundo em que vivemos hoje?


Continue a leitura para descobrir!


O que é Arte Moderna?

A Arte Moderna é um período artístico que se iniciou no século XX e durou até meados da década de 1960. Essa é uma forma de arte que representa a mudança social e cultural da época, expressando as novas descobertas científicas e tecnológicas.


A Arte Moderna tem duas faces: ao mesmo tempo que é uma expressão da modernidade, também é uma reação contra o tradicionalismo. É por isso que a arte moderna é caracterizada por experimentos, rebeldia e despreconceito. 


Períodos da Arte Moderna 

A arte moderna é dividida em três períodos bem distintos:


  • O modernismo inicial, entre o final do século XIX e o começo do século XX;

  • O modernismo maduro, dos anos 1920 e 1950;

  • A arte pós-moderna, de meados dos anos 1960 até os anos 1990.


Cada um desses períodos têm seus estilos próprios, que veremos a seguir.


Estilos da Arte Moderna

No modernismo inicial, temos movimentos como o expressionismo, cubismo e futurismo, que se tornaram os mais marcantes da época. 


O expressionismo é caracterizado pela expressão emotiva da realidade; o cubismo destrói formas e espacialidade convencionais; e o futurismo valoriza as novas tecnologias e a velocidade.


No modernismo maduro, temos a vanguarda, com uma forte influência da cultura popular, como o rock, as revistas de moda e a publicidade. Além do modernismo maduro, destacam-se também o surrealismo e o pop art, que expressam através de imagens e sons o que é relevante para a cultura do momento.


A arte pós-moderna foi influenciada pelo minimalismo e pela avant-garde. O minimalismo explora o uso de cores sóbrias e materiais simples, enquanto a avant-garde expressa as idealizações mais visionárias da época.


É assim que podemos definir a arte moderna: como um grupo de movimentos e estilos que se iniciaram no século XX e abrangem desde a rejeição ao tradicionalismo até a busca por novas tecnologias. 


A arte moderna expressa as mudanças sociais, culturais e econômicas de cada época e foi marcada por experimentos, inovação e luta contra o convencionalismo.


Hoje, percebemos o quão importante é o estudo deste assunto, pois muitos artistas modernos fizeram contribuições importantes para a arte contemporânea. 


Se você deseja descobrir mais sobre este assunto, siga a Galeria Ampliart nas redes sociais:


Instagram: @ampliartgaleria

Facebook: Galeria Ampliart


Ampliart - Amplidão da Mente em Arte!

www.ampliart.com

contato.ampliart@soitic.com